quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Qual é o valor da paz?

O mundo está cercado de guerras, grandes ou pequenas, guerras do dia-a-dia. O problema está no motivo pelo qual as pessoas lutam, sempre é por ganância e vingança. Sempre são soltados morrendo em campos de batalha por uma guerra ordenada por uma pessoa que eles nunca se quer viram pessoalmente, mas todos temos que acreditar em algo ou alguém.
Pessoas poderosas comparam soldados com peças de um simples jogo de xadrez. Pessoas não são peças. Pessoas se machucam e morrem, enquanto no xadrez se você perde pode jogar de novo. A morte não dá chances.
Sinto falta daquelas guerras de antigamente ou as que mostram em filmes e livros onde o rei é o primeiro a entrar na batalha e o último a sair. Sinto falta das lutas de espadas onde o que valia eram suas habilidade e sua honra. Sinto falta de um mundo onde a palavra de uma pessoas valia mais que sua vida. Será que esse mundo existiu?
O primeiro paço para as guerras acabarem são os homens aprenderem a dividir. Guerras se criam por motivos 'bestas'. Quanto vale a vida de uma pessoas? Vale 10.000 reais? 20.000 mil reais? O mundo?

Primeira guerra mundial: 19 milhões de mortos (5% eram civis)
Segunda guerra mundial: 50 milhões de mortos ( 6 milhões em judeus, cruelmente mortos)
Quanto uma vida vale?
Júlia

Um comentário:

  1. woooow amei esse post!
    você está totalmente certa. (e depois fala que nao escreve bem)
    post perfeito, nota 10!
    beeeijo
    você-sabe-quem :D

    ResponderExcluir